Morre Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden

Por: Guilherme Formaggio 
Taboão da Serra - SP
29/07/2025


Foto: Steve Ritchie/Metal Talk

Faleceu nesta tlmanhã  de terça feira, do dia 29 de julho de 2025, aos 69 anos, o primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Mario Day, vítima de um câncer terminal.

Paul se juntou a primeira formação banda britânica de Heavy Metal aos 19 anos e ficou um período menor que um ano entre dezembro de 1975 e outubro de 1976.

Na época o Iron Maiden era formado por Steve Harris no baixo, Paul Mario Day no vocal, Ron Matthews na bateria, Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras.


Foto: Divulgação 

Seu primeiro show com a banda foi em um salão de uma igreja em  Popular, Londres no St. Nicholas' Church Hall em 1º de maio de 1976, numa apresentação para uma plateia de 20 pessoas.

Paul compôs a música "Strange World" antes de se juntar ao Iron. Ela acabou entrando para o primeiro disco da banda sem ao menos ter sido creditada a ele. Ele foi demitido por sua falta de carisma como vocalista e foi substituído por Dennis Wilcock.

Após sua saída do Iron Maiden, Paul se juntou a outras bandas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) ao longo de sua carreira passando pelo More, Wildfire e o Sweet entre 1978 e 1986.

Alguns anos depois morando em Newcastle na Austrália desde 1986, ele voltou a ativa em 2006 participando de algumas bandas como o Gringos, Defaced, Bufalo Crowns e Crimzon Lakes ao qual gravou seu último trabalho de estúdio em 2011, pois no ano seguinte, em 2012, ele havia anunciado sua aposentadoria.

Mais tarde ele voltou a cantar alguns covers e chegou a se apresentar junto os outros dois ex-vocalistas do Iron Maiden, Paul Di'anno (1958 - 2024) e Blaze Bayley junto a banda Defaced, como convidados especiais.

Sua última apresentação foi em 20 de janeiro de 2019, no lendário pub Cart & Horses, o berço do Iron Maiden em Londres no Reino Unido, juntamente com a banda Airforces do ex- baterista do Iron Maiden, Doug Sampson em um grande show que contou com a participação especial de outros ex membros da banda como Terry Wrapam, Dave Sullivan e Terry Rance. O show permitiu o reencontro dos ex membros com o líder e baixista Steve Harris, pela primeira vez em mais de quatro décadas, com exceção do baterista Ron Matthews que não esteve presente.


Foto: Steve Ritchie/Metal Talk

A notícia do câncer terminal de Paul foi divulgada em maio desse ano (2025) pelo próprio Cart & Horses nas redes sociais, avisando que o vocalista tinha apenas alguns dias ou semanas de vida, pedindo aos fãs para reunir homenagens ao vocalista ao redor do mundo como uma  homenagem em forma de agradecimiento.

A nota de falecimento foi divulgsda está manhã em carta aberta nas redes sociais por Andy Scott, guitarrista do Sweet. Ele faleceu em sua casa em Newcastle na Austrália. Paul deixa sua esposa Cecily, família e amigos.



Comentários

  1. Sensacional matéria amigo, muitas pessoas nem imaginam que teve outro vocalista antes do Paul di Ano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Midgard - Verdugos

Roxana "Roxy" Herrera deixa a Cobra Spell

Midgard lança novo EP "Echo Fractum"