Resenha: Rorschach.inc - Villan
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
18/05/2025
Banda Japonesa de "Visual Kei" formada em 2021, conta atualmente com o vocalista Yuuri (ex- Irokui), o guitarrista Shogo (ex- xTripx, Acme, DIV) , o baixista Chobi (ex- xTripx, DIV) e o baterista Mel (ex- Grimoire).
Inicialmente a banda se apresentava de forma misteriosa como coelhos robôs "mecha" utilizando máscaras de coelho, algo que é uma prática bem comum entre as bandas de Visual Kei quando se inicia um projeto novo com alguns musicistas já conhecidos pela cena, em esconder suas identidadea para o público, tanto que mesmo depois deles terem revelado suas identidades eles ainda utilizam seus pseudônimos numéricos, sendo eles:
O Roscharch.inc possuí um estilo conhecido pelos Japoneses como "Loud Kei" ao qual mistura o estilo do visual fofinho das bandas de "Oshare Kei" como An Cafe, o próprio Irokui e o SuG com uma sonoridade brutal e pesada de metal industrial mesclando partes vocais limpos com guturais insanos com riffs e solos intensos e distorcidos que lembram sintetizadores bastante hipinotizantes e com letras profundas que exploram temas existencialistas e psicológicos.
O nome da banda faz referência direta com o personagem de nome homônimo, "Rorschach", da DC Comics da série "Watchmen" ao qual é um personagem bastante complexo dentro dos quadrinhos, criado pelo lendário Alan Moore e por Dave Gibbons, um "anti-heroi" vigilante que esconde seu rosto por debaixo de sua máscara, criada pelo Dr. Manhattan que muda de "expressão" de acordo com sua visão de mundo aí qual é muito rígida e moralistas, e as vezes extremista ao qual ele não consegue se adaptar as mudanças.
As imagens da máscara do personagem remetem ao famoso teste psicológico criado pelo psicanalista suiço Hermann Rorschach (1884 - 1922), que busca analisar através de borrões pictóricos, padrões comportamentais e emocionais buscando identificar transtornos mentais e problemas de personalidade através de padrões de pensamento.
Uma curiosidade sobre o teste é que o primeiro dos dez cartões pictóricos utilizados é a imagem de um coelho, ao qual é também associado ao mascote da banda.
Ao longo de 2021 e 2022 a banda lançou nas plataformas digitais os singles "Watchmen", "Rorschach", Mecha Usagi", "Tokyo Underground", "Kemuri" e "Usagi".
A banda também contou com a contribuição de um quinto membro em suas composições conhecido Rorschach #7 - Nanagou, que possui uma versatilidade com baixo e guitarra.
Em 23 de fevereiro de 2023 a banda lançou em suas plataformas digitais o seu primeiro álbum intitulado "Villan", com produção, mixagem, masterização e selo próprio o álbum conta com oito faixas, sendo elas uma compilação regravada dos seis singles préviamente lançados e duas faixas inéditas, a homônima "Villan" e a "STFU Headphones". O álbum também foi lançado posteriormente em mídia física em 22 de março de 2023.
Em 21 de Julho de 2023, meses após o lançamento do primeiro disco, a banda disponibilizou o single "Air" nas plataformas digitais.
Em 22 de janeiro de 2024, eles lançaram o single "Ghost" e em 17 de maio de 2024 o EP "ANTI" que contém duas faixas, a homônima "ANTI" e a "Tokyo Suyaa".
Em 28 de novembro de 2024, eles lançaram o single "Kaibutsu".
O mais recente single da banda, "Alice in Tide Land", foi lançado em 14 de março de 2025 nas plataformas digitais.
A banda está fazendo sua primeira tour pela latino americana neste mês maio de 2025, passando por países como México, Chile, Peru e Brasil, através do agenciamento da produtora RiT Brasil (Right in Time Brasil) entre as datas dos dias 17 a 25. Eles se apresentam em São Paulo no domingo, dia 25, no La Iglesia, localizada no bairro de Pinheiros, juntamente com as bandas nacionais de Visual Kei, Makiavere de São Paulo e Matina Cafe do Rio de Janeiro.
"Villan" faixa homônima do álbum abre com um vocal limpo meio melódico e explode em seguida em um insano gutural. A música possui uma bateria bastante demarcada no pedal duplo e no cymbal, com destaque para os riffs duros de guitarra de Shogo para o groove pesado.do baixo de Chobi.
"STFU Headphone" a música abre de maneira meio J-Pop com vocais melódicos de Yuuri e em seguida somos introduzidos a riffs hipinotizantes de guitarra por Shogo que lembram sintetizadores e uma bateria frenética por Mel. O destaque fica a cargo do refrão incrívelmente melódico e bastante animado que contrastando muito bem com o peso do baixo e o gutural brutalmente visceral de Yuuri.
"Rorschach" música homônima que leva o nome da banda e referência o anti-heroi da DC Comics, possui uma pegada mais cadenciada porém sem perder o peso do groove no baixo , com riffs duros e sintetizados, uma bateria bem demarcada, com destaque na interpretação cocal de Yuuri, tanto o vocal limpo melódico quanto seus guturais insanos.
"Mecha Usagi" abre numa pedrada com uma bateria bastante frenética com destaque no pedal duplo e com riffs duros hipinotizantes e bastante sintetizados. A música possui um trecho bem calminho no meio que lembra uma espécie de "bossa nova" e que cresce para um refrão agitado e animado digno de abertura de anime. Os destaques ficam para o incrível solo em escala por Shogo e o incrível vocal versátil de Yuuri, além do groove pesado do baixo de Chobi. A letra faz referência aos famosos robôs mecha dos animes japonêses, no caso um robô mecha na forma de coelho ao qual remete ao mascote da banda, forma como eles se apresentavam antes, na época que usavam máscaras de coelho. A palavra "Usagi" é "Coelho" em Japonês.
"Kemuri" música pesada com uma pegada meio Hip Hop no meio, com uma bateria frenética em determinados pontos, riffs pesados, hipinotizantes e sintetizados de guitarra, além do peso do baixo.O destaque fica a cargo do gutural visceral de Yuuri juntamente com o refrão bastante animado que também remete a temas de abertura de anime.
"Tokyo Underground" começa com uma introdução misteriosa e explode em riffs duros de guitarra e uma bateria bastante demarcada por Mel. É uma música pesada bastante cadênciada, com gutural impressionante com destaque no vocal melódico e no peso da guitarra de Shogo e da bateria de Mel.
"Usagi" possuí uma introdução com um impressionante vocal melódico e em seguida explode com insanos riffs duros de guitarra, uma pesada bateria bem demarcada no pedal duplo e no cymbal, com destaque para a brutalidade do gutural e o peso do baixo. O desta fica a cargo do vocal melódico de Yuuri nos refrãos que grudam na mente. a música faz alusão ao coelho de "Alice no Pais das Maravilhas".
"Watchmen" faixa que encerra o álbum, foi o primeiro single da banda, também faz referência a série de quadrinhos da DC de mesmo nome, possuí uma intro com um clima bem mistérioso com riffs duros com uma sonoridade bastante techno e industrial bem hipinotizantes de guitarra, uma bateria bem cadenciada e um baixo pesado com destaque para os refrãos principais com vocal bastante melodico em contraste com os guturais bastante rasgado.
Considerações Finais
Banda underground de metal alternativo, bastante recente dentro da cena do Visual Kei, contando com integrantes experientes de outras bandas conhecidas do movimento.
O disco possuí uma excelente sonoridade técnica absurdamente brutal e visceral do começo ao fim dentro do subgênero do Loud Kei. Mesmo que você não esteja acostumado com bandas de J-Rock vale a pena dar uma conferida.
O álbum se encontra em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer e também possui mídia física para compra.
Siga a banda nas redes sociais para mais informações:
https://www.instagram.com/okayuoryuri?igsh=MXFhMWs2ZXhlbjkwcQ==
Rorschach.Inc - Villan
Data de Lançamento: 23 de Fevereiro de 2023
Selo: Independente
Número de Faixas: 8 Músicas
Duração: 33min e 10seg aproximadamente
1- Villan
2- STFU Headphone
3- Rorschach
4- Mecha Usagi
5- Kemuri
6- Tokyo Underground
7- Usagi
8- Watchmen
Comentários
Postar um comentário