Resenha: Solymon - Luara
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
06/10/2025
Depois dos sucessos dos singles "Edith", "Ferrovia do Diabo", "Tucandeira" e "Amazonas" a banda de Heavy Metal Amazônica, Solymon", que é capitaneada pela vocalista Mônica Paz, lançou nesta sexta feira dia 03 de outubro, seu quinto single intitulado "Luara". A música se encontra disponível no canal do YouTube da banda e em breve estará disponível nas demais plataformas digitais como Spotify e Deezer.
A música foi composta por Mônica Paz e novamente produzinda, mixada e masterizada no Studio Ferreson, com a produção de José Ferreira e John Souza.
Luara possuí diversos significados, dentre elas uma variante do nome "Laura", que deriva do latim "Laurus" ou "Louros" que significa "vitoriosa", "gloriosa" "triunfo ou "honra" na antiguidade, também significa "coroada com louros", ao qual muitos dizem que deriva da junção das palavras "Luz" e "Aurea", que também pode ser interpretado como "aquela que brilha com luz própria" ou "aquela que possui uma luz dourada"
No Tupi- Guaraní, Luara é associada a deusa da lua e também a lendária figura de "Iara" ou "Yara" a senhora das águas, uma sereia mítica que mora nas águas e leva os homens invasores das florestas para o fundo dos rios.
A música abre de maneira cadenciada com uma atmosfera com alguns sons da mata como sons de pássaros, grilos e coachar dos sapos junto ao som dos rios ao fundo, um acompanhamento de teclado e um cântico entoando a lenda de Yara, aquela que mora nas águas, daí a música evolui e explode com um som de trovoada e nos atinge com uma pedrada com riffs duros e solos hipnotizantes de guitarra, un groove pesado de baixo e uma bateria bastante demarcada no pedal duplo, o destaque fica para o acompanhamento dos teclados e o vocal insano de Mônica que nos guia através da letra visceral que nos conta sobre a vingança da mãe das águas sobre os invasores das terras dos índios que estão lá para macular o solo sagrado das florestas, levando-os para as profundezas dos rios com seu cântico hipnotizante, ajudando os índios a se livrar dos soldados imperiais que mancham suas terras e os escravizam.
Confira abaixo o single na íntegra:
Siga a banda nas redes sociais para mais novidades:
https://www.instagram.com/solymonband?igsh=MXgyMmg3dmd2dmxlcw==




Grande Guilherme, mais uma banda que conheço aqui, sensacional sua matéria, tem aumentado bandas com essas temáticas, vou conferir guerreiro, muito legal.
ResponderExcluirGrande Alê, muito obrigado pela sua participação aqui no meu blog irmão! Sim, cada vez mais a cena do metal nacional ven ganhando bandas sensacionais con temáticas diversas que falam um pouquinho da nossa culturalidade!
Excluir