Resenha: Guardian of Lightining - Cosmos Tree

Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
04/10/2025




Power trio da cidade de Guarariba em  Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ficaram conhecidos como o pai do "Thunder Metal" após impressionar a imprensa internacional com sua sonoridade estrondosa do baixo elétrico que lembra muito um som poderoso de um rimbombar de um trovão. 


A banda foi formada em 2017 e conta em sua formação com Irón King no baixo, Marco Fino no vocal e guitarra e Fábio Belodi na Bateria. Inicialmente a banda começou a fazer sucesso no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, mas após a repercussão e o lançamento de seu álbum intitulado "Cosmos Tree", o Guardian of Lightining vem conquistando o público em território nacional.


Foto: Divulgação 

O álbum foi lançado em de Julho de 2020 porém ganhou uma remasterização em 2022  por Billy Stull (Led Zeppelin, Jimmy Hendrix, Kiss) e selo pela Eclipse Records.


Foto: Divulgação 

Em 2021 a banda gravou um show bastante enigmático aos pés da lendária arvore cosmos, a mítica arvore das diversas histórias e lendas, em sua cidade natal, em Guarariba. A gravação da live se encontra disponível no YouTube no canal da Eclipse Records.

A banda também lançou três vídeo clipes eletrizantes das músicas "Cosmos Três", "Raise Your Sword" e "Sound of Thunder" com uma produção audiovisual impecável que também estão disponíveis no canal da Eclipse Records no YouTube.

Confira abaixo o show "Live at the Cosmos Tree" na íntegra:



Recentemente a banda fez algumas apresentações incendiárias como o seminal show em Guarariba junto ao Made in Brazil e sua participação no Araraquara Rock Fest 2025 junto a bandas como Torture Squad, Salário Mínimo, Worst e outras mais.


"Intro" abre o disco com uma faixa instrumental bastante cadenciada com dedilhados e alguns riffs de guitarra no meio. A faixa possui uma aura mística como se fosse mantra fosse recitado por monges budistas.


"Cosmos Tree" a faixa homônima do disco abre com uma bateria bastante cadenciada com destaque no cymbal e logo somos atingidos pelo som eletrizante do baixo elétrico como se uma corrente passasse pelo nosso corpo como em uma descarga elétrica. Destaque para os riffs e solos insanos de guitarra e para o vocal impecável. A música possuí uma letra insana que nos faz viajar em um estado psicodélico, noa conectactando com a mítica arvore cosmos, também conhecida como Yggdrasil, lendária arvore da vida.


"Raise Your Sword" começa em uma pedrada com um baixo estridente bastante pesado, possui uma bateria bastante demarcada com riffs duros de guitarra. É uma música mais cadenciada, mas sem perder o peso, com destaque para o hipnotizantes solos em escala de guitarra que nos fazem querer brandir nossas espadas em fúria como um verdadeiro guerreiro em uma batalha.


"Sound of the Thunder" nos prova que se Thor fosse um rockstar, com certeza ele seria o baixista. A música abre em uma atimosfera de de tempestade, e logo somos atingidos pelo rimbombar do baixo elétrico acompanhado por uma bateria bastante cadenciada e solos hipnotizantes de guitarra. O destaque fica para o refrão da música que ressoa como o som do trovão.


"Aligned with the Stars" é uma baita viagem cósmica com destaque nos soms de chocalhos que abrem a música seguidos pelo estrondo do baixo elétrico e os insanos riffs de guitarra, juntamente com uma bateria bastante demarcada e um vocalista impecável totalmente alinhados com as estrelas.


"Follow your Silver" possui uma sonoridade que brinca com outros estilos como o jazz fusion, a música possui uma bateria cadenciada, solos insanos de guitarra, com destaque no peso do baixo elétrico e uma letra otimista que nos faz ir em busca de nossoa objetivos.


"Inside of Us" é uma música mais cadenciada, possuí um groove pesado de baixo, uma bateria bem demarcada e riffs duros e insano de guitarra, sua letra nos lembra que dentro de nós somos seres iluminados capazes de mudar o mundo.


"Another Place" nos transporta para um outro lugar em uma outra dimensão paralela eoutra época através de sua sonoridade estrondosa com um groove insano do baixo elétrico, uma bateria bastante demarcada no cymbal e no bumbo, com destaque para os pesados riffs de guitarra e sua letra de uma outra realidade alternativa.


"Be Like the Moon" música que encerra o disco com chave de ouro dá um verdadeiro show a parte começando de maneira bastante cadenciada com alguns solos e dedilhados incríveis de guitarra em sua intro, a música cresce com uma bateria bastante demarcada no bumbo, no cymbal e no cowbell. O destaque claro fica para o som eletrizante do baixo, os solos hipnotizantes de guitarra e o vocal incrível que nos faz querer contemplar a luz da lua em um vibe energizante.


Considerações Finais


Não é a toa que a Guardian of Lightining ganhou a alcunha de precursores do Thunder Metal, a banda nos entrega un trabalho técnico impecável com uma sonoridade exímia verdadeiramente orgasmatica que nos trás uma sensação indescritível como se um milhão de volts percorressem os pequenos cantos do seu corpo de maneira energizante. "Cosmos Tree" é sem dúvida um dos álbuns mais diferentões que você irá escutar,  a sensação eletrizante ao escutar os grooves insanos do baixo elétrico em cada música combinados com o peso da bateria, solos e riffs hipnotizantes de guitarra e um vocal imponente é uma experiência sonora mais que incrível. Álbum mais que recomendado para aqueles que buscam algo novo dentro do heavy metal nacional com uma qualidade absurdamente impecável.


O disco possuí mídia física pra compra e também se encontra disponível em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer.


Siga a banda nas redes sociais para mais novidades:

https://www.instagram.com/guardian_of_lightning_?igsh=YjV3eXV1bWxwZXgy


Guardian of the Lightning - Cosmos Tree 
Data de Lançamento: 17/07/2020
Selo: Eclipse Records
Número de Faixas: 9 Músicas
Duração: 33 minutos aproximadamente 

1- Intro
2- Cosmos Tree
3- Raise Your Sword
4- Sound of the Thunder
5- Aligned with the Stars
6- Follow your Silver
7- Inside of Us
8- Another Place
9- Be Like the Moon


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Midgard - Verdugos

Roxana "Roxy" Herrera deixa a Cobra Spell

Midgard lança novo EP "Echo Fractum"