Resenha: Solymon - Singles: "Edith", "Ferrovia do Diabo" e "Tucandeira"
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
31/03/2025
A banda de Manaus no Amazonas, Solymon, vem ganhando destaque por conta de sua sonoridade única e suas letras que exaltam a riqueza histórica e cultural da região norte do país explorando em seus temas a mitologia das lendas indígenas os povos e a grandiosidade das florestas. A banda optou por letras cantadas em Português do Brasil exatamente para extrair o máximo das riquezas encontradas nas histórias e lendas da região valorizando a mensagem e a poesia de suas composições.
Formada em 2023, a banda de Heavy Metal é capitaneada pela vocalista, mentora e compositora Mônica Paz e um time de músicos contratados pelo Studio Ferreson.
Até então a banda possui três singles lançados nas plataformas digitais, sendo eles "Edith", "Ferrovia do Diabo" e "Tucandeira", com um quarto single a caminho, intitulado "Amazonas".A banda anda trabalhando em outras composições para o lançamento de seu primeiro álbum.
Lançada em 27 fevereiro de 2024, o single "Edith" se baseia na lenda de uma feiticeira do século XVI, antes do descobrimento da Amazônia, ao qual se transforma em uma serpente de olhos vermelhos para sugar os fracasos e desesperos de suas vítimas. A música possui uma sonoridade interessante com destaque para a flauta doce que nos transmite uma certa paz na introdução, possui um acompanhamento suave do teclado, o peso no groove do baixo e riffs duros de guitarra. Ela também possui uma bateria bastante cadenciada e bem trabalhada no pedal duplo em algumas partes e no cymbal com algumas viradas sensacionais e um incrível solo de guitarra em escala no meio.
A cereja do bolo fica com os vocais de Mônica Paz que nos entrega uma interpretação impecável da letra e nos faz viajar séculos no passsado vislumbrando a lenda de Edith.
Sua sonoridade é bastante regional da Amazônia, com um certo toque do Folk com os teclados e a flauta doce, porém esse primeiro single não define o estilo da banda como um todo, pois as outras composições bebem de outros estilos como o Death, o Trash e o Metal Melódico.
"Ferrovia do Diabo", segundo single da banda, lançado em 03 de julho de 2024, a musica abre ao som de uma locomotiva de maria fumaça ao fundo e um solo hipnotizante de guitarra com frases rápidas. A música possui um peso no baixo combinados com uma bateria bem trabalhada no pedal duplo e no cymbal e um arranjo harmônico de teclado. Os destaques ficam a cargo do incrivel solo de guitarra em escala pentatônica no meio da música e novamente os vocais de Mônica com sua interpretação impecável da letra que nos conta a verdadeira história da construção da estrada de ferro, Madeira - Mamoré em Rondônia na região da Candelária, que se iniciou em meados de 1870 envolvendo o drama de homens estrangeiros vindos de diversas partes do mundo afora que falecerem na floresta amazônica durante essa empreitada cheia de reviravoltas envoltas em aventuras, intrigas, traições, empreendimentos e prejuízos financeiro.
O terceiro single, "Tucandeira", foi lançado em 2 de dezembro de 2024. A música inicia com os dizeres de um índio da tribo Sateré - Mawé e explode em uma pedrada visceral da bateria com uma velocidade e peso absurdo do pedal duplo, com alguns arranjos harmoniosos de teclado, o groove pesado do baixo aliados aos riffs duros de guitarra e o vocal incrível de Mônica. Destaque novamente para os incríveis solos hipnotizantes de guitarra com suas frases rápidas em escala pentatônica.
Sua letra explora o ritual de passagem dos meninos de algumas tribos da região para a vida adulta ao qual a formiga Tucandeira ou Tocandira é utilizada em uma espécie de luva feita de folhagens para causar dor nos garotos que tem que resistir ao ritual sem fraquejar, demonstrando sua coragem e resistência para enfrentar os desafios da vida adulta.
Ambos os singles estão disponíveis nas plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer.
Confira também a minha matéria sobre o lançamento do videoclipe do último single da banda, "Tucandeira", disponível aqui no blog:
https://pegadasdorock.blogspot.com/2025/03/solymon-lanca-videoclipe-do-single.html?m=1
Links:
https://open.spotify.com/artist/3g0fOxIziqYobc7KD3fC3R?si=iAJTirDcSiCdtrx_8HVvEA
Sensacional seu trabalho, muito legal como a Mônica conduz com mãos de ferro a banda, esses temas indígenas é algo que me atrai demais, o som é sensacional, quem sabe um dia eu resenhe tb, vc é mestre Guilherme, parabéns.
ResponderExcluir