Resenha: Nungara - Reflections in Stillness
Taboão da Serra - SP
Banda formada em 2019, em Berlim na Alemanha, pela vocalista e guitarrista brasileira Noelle dos Anjos (ex-Alkoholika e ex- Cobra Spell), o baterista Murilo Frade, ao qual também é o responsável pela mixagem e masterização dos trabalhos da banda e o baixista alemão Felix Patzig (Honey Badger e N'Ch'Sh') , que se juntou ao power trio em agosto de 2021.
Recentemente a banda passou por uma alteração em sua formação após a saída do baixista alemão Felix Patzig entrando em seu lugar o baixista brasileiro Artur Cipriani nas performances ao vivo.
O Power trio possui um estilo único dentro do Metal bebendo de fontes como Prog Metal e o Dark Groove Metal, tendo em suas composições bastante influências de bandas como o Gojira. Seus temas exploram os lados das condições humanas, conflitos pessoais, crises ambientais, problemas de pressão global e filosofia estoica.
Em 2020 a banda lançou seu primeiro single intitulado "Sumauma". A música retrata os impactos causados pelas queimadas na floresta amazônica. Sumaúma (Ceiba Pentandra) é uma grande e milenar árvore sagrada para os povos antigos, encontrada na floresta amazônica, da ordem das Malvales e da família das Malvaceae, também conhecida como Mafumeira.
Em 15 de setembro de 2023, um pouco mais de três anos após o lançamento do single, a banda lançou seu primeiro single intitulado "Reflections in Stillness" com um total de 4 faixas e selo Independente.
A arte de capa tanto dos Singles quanto do EP ficou a cargo da própria Noelle dos Anjos, com design inspiradas nas Xilogravuras nordestinas.
A banda realizou algumas apresentações ao vivo em solo alemão em pequenos festivais como o Frie Rock Festival 2024.
Em maio deste ano (2025), entre os dias 04 a 17, a banda irá realizar uma mini tour Europeia, intitulada Ascension to the North Star Tour, passando pela Alemanha, Polônia e Bélgica, juntamente com a banda SerapiS Project, da vocalista Kristina Vega (Cobra Spell) e do guitarrista Joaco Luiz.
"Moon Swallower" faixa que abre o o EP, foi lançado originalmente como single em 14;de julho de 2023. A música inicia com uma leva de bateria pesada da bateria de Murillo com destaque nos pedais duplos e no cymbal e riffs duros de guitarra e um groove pesado de baixo bastante demarcado. Destaque também para os guturais impressionantes de Noelle que contrastam muito bem com seus vocais limpos em determinadas partes da música e seus solos hipnotizantes de guitarra. A música ganhou um vídeo clipe que está disponível no canal da banda no YouTube.
"Still Waters" segunda faixa do EP, possui uma bateria mais cadenciada em determinadas partes com destaque nas viradas e no cymbal e um um acompanhamento bastante demarcado do baixo de Felix Destaque para os riffs solos insanos de guitarra e o excelente vocal de Noelle.
"Flow of Fate" é uma música bastante cadenciada que inicia com riffs duros e pesados de guitarra, com um trabalho impressionante da bateria de Murillo com peso nos pedais duplos e um cymbal bastante demarcado. Destaque para o solo em escala e o vocal limpo de Noelle no meio e final da música. A música foi o terceiro single lançado pela banda em 08 de Setembro de 2023 antes do lançamento do EP. A música também ganhou um vídeo clipe de performance ao vivo que está disponível no canal da banda no YouTube.
"North Star" possui uma introdução bastante cadenciada com groove pesado do baixo de Felix e um belíssimo vocal limpo de Noelle. Os riffs pesados de guitarra e a bateria bastante demarcada completam a maestria dessa composição juntamente com os guturais sensacionais e solos impressionantes de guitarra. A música possui um significado bastante emblemático, pois a "Estrela do Norte" representa a direção. Na época das grandes navegações, a estrela do Norte Servia como uma bússola aos navegantes durante as noites tempestuosa, dando a direção. É uma das músicas mais amadas pelo público e uma das mais belas feitas pela banda. Lançada como terceiro single da banda em 25 de agosto de 2023, a música foi uma das escolhidas e lançadas em uma compilação, "Monuments of Perdition - The Raging Sun Compilation Vol I", lançado em 30 de outubro de 2024. Recentemente a banda está finalizando um vídeo clipe para a música que estará disponível em breve no canal da banda no YouTube.
Considerações Finais
Com um estilo único com elementos de Dark Grove/ Prog Metal, o power trio apresenta em seu primeiro EP um trabalho excepcional de altíssima qualidade, banda recomendada para quem gosta bastante de bandas como o Gojira e Amon Amarth. O single e o EP se encontram disponíveis em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer. O EP também possui edição em mídia física com prensagem limitada no site oficial da banda e em formato digital com alta qualidade no site da Bandcamp.
Nungara - Reflections in Stillness
Data de Lançamento: 15 de Setembro de 2023
Selo: Independente
Duração: 20 minutos e 6 segundos
Nº de Faixas: 4 músicas
1- Moon Swallower
2- Still Waters
3- Flow of Fate
4- North Star
Links:
https://open.spotify.com/album/2okCXucAFZIXkjLD8QB2Cv?si=HmGts0FPT8mb8cpn92YTWQ
https://nungara.bigcartel.com/
Comentários
Postar um comentário