Resenha - Altamira A.D. - Manta
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
09/09/2024
Altamira A.D. é uma banda espanhola de death metal progressivo com uma vertente de groove. Formada em 2021, na cidade de Madrid, Capital da Espanha, está lançando essa semana, no dia 13 de setembro, a versão em mídia física do seu primeiro EP chamado "Manta". Com influências de bandas que vão desde o death metal técnico, passando pelo rock progressivo e o jazz, tendo como inspiração bandas como Gojira, Porcupine Tree, Pink Floyd, Opeth, Devin Townsend e Steven Wilson, a banda conta com os vocais e guitarra de Alex Rusoyks, Jorge Durante na bateria, Edu Zeballos na guarita e Gabriel Serrano no baixo.
O EP foi gravado por Daniel Sabugal em Madrid na New Life Studio, com a mixagem e masterização do próprio vocalista e guitarrista, Alex Rusoyks e com o design de capa por Travis Smith.
A banda se apresentou duas vezes em 2023 na capital espanhola.
Em fevereiro e março deste ano, as faixas "Division" e "Starcrossed" foram lançadas como single e distribuídas pelas plataformas digitais como Spotify, Apple Music e YouTube.
Contando com cinco Faixas, o EP "Manta" chegou às plataformas digitais em 21 de Junho de 2024. Porém o seu lançamento em mídia física se deu essa semana tendo suas primeiras vendas, com direito a reservas, no estande de merchandising da banda durante sua apresentação na Sala Silikona, em Madrid neste sábado no dia 13 de setembro de 2024, ao qual irão dividir o palco com outras três bandas underground da cena espanhola, "Dríade", "Searching Out Solutions" e "Mediocre Culture".
"Masterplan" primeira faixa do EP começa com uma intro com um clima misterioso ao qual passa a sensação de o tempo estar regredindo como uma fita VHS estivesse sendo rebobinada. Em seguida uma levada de bateria estrondosa com pedais duplos e um groove de baixo pesado abre caminho para riffs duros de guitarra e um um vocal gutural avassalador. a música segue com solos em escala e um ritmo agressivo até chegar em uma parte calma com dedilhados de guitarra e um clima dark, e novamente a música muda e um solo avassalador de guitarra com pentatônicas que exploram o lado Progressivo da banda faz a música crescer novamente na parte final juntamente com back vocals limpos ao fundo para criar uma atmosfera densa. A letra fala sobre a sociedade estar presa a um sistema falho e corrupto que espalha doenças e faz lavagem cerebral nas massas, utilizando o poder de falsos profetas que querem a extinção da humanidade, do qual deveríamos tentar nos salvar.
"Division" o primeiro single da banda e segunda faixa do EP, possui uma intro mais cadenciada explorando o lado groove com riffs e um solo de bateria mais lentos até chegar no ápice onde os solos explosivos de bateria tem uma levada pesada como um helicóptero em seus pedais duplos intercalados com o peso do baixo, solos duro de guitarra e os vocais com guturais estrondosos, que ditam o ritmo da música. A letra fala da ignorância humana que promove a divisão social e cega a sociedade.
"Starcrossed" segundo single da banda e a terceira faixa do EP, é uma música mais cadenciada, a música começa com uma intro lenta e atmosférica, possui riffs e solos de guitarra bem construídos e uma bateria bem demarcada no cymbal e no pedal duplo, destaque para o baixo bem demarcado e também, para encerramento melódico de violão. A letra é basicamente uma viagem cósmica bastante introspectiva.
"Manta" quarta faixa e a homônima do EP começa com um explosivo ritmo de bateria e um gutural arrebatador. Destaque para o groove pesado de baixo e para o pedal duplo da bateria. As guitarras dão um show à parte com riffs e dedilhados melódicos que casam perfeitamente no final da música com os back vocals limpos e uma bateria bastante demarcada, Ela lembra muito algumas músicas do Amon Amarth como "Father of the Wolves". Sua letra fala sobre a libertação das trevas interior pela luz que se projeta em forma de uma arraia cósmica.
"Bliss" última faixa do EP é uma música Instrumental bastante calma, possui um ritmo lento com uma levada de violão e dedilhados de guitarra bastante gostosa de se ouvir. Ela encerra o EP de forma magistral.
Considerações Finais
A banda traz a proposta de uma mistura nova para o gênero do death metal combinado com o metal progressivo e o groove. Apesar das influências de bandas grandes como Gojira, Opeth, entre outras, a banda possui uma identidade única em seu estilo com combinações diferentes e bem interessantes que valem a pena serem escutados.
O EP se encontra disponível nas plataformas digitais como Spotify, Apple Music e YouTube e a mídia física pode ser adquirida através das redes sociais da banda, no Instagram, enviando uma mensagem por direct.
EP: Altamira A D. - Manta
Selo: Altamira Records
Data de Lançamento: 21 de junho de 2024
Duração: 27min e 46seg
1 - Masterplan
2 - Division
3 - Starcrossed
4 - Manta
5 - Bliss
Membros
Alex Rusoyks - Vocal e Guitarra
Gabriel Serrano - Baixo
Edu Zeballos - Guitarra
Jorge Durante - Bateria
Ex Membros
Jorge Mira - Guitarra (2021 - 2023)
Links
https://open.spotify.com/album/2kfdrVMDnvSNBZ0H93leCK?si=-NdHHqHMRpmYXLepdEF9UA
Comentários
Postar um comentário