Resenha: Searching Out Solutions - Pieces of the Red Line

Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
18/02/2025





Formada em 2017 em Melilla, na Espanha, a Searching Out Solutions, também conhecida como S.O.S., é uma banda Underground de Metal Alternativo, formada atualmente por Hale Naphtha nos vocais (Ex- Cobra Spell, Ex-Tales of Arken), "Juanki" Juan Carlos Bonil na bateria, Alejandro Vidal (Ex-Tales of Arken) e Juan Gómez nas guitarras.


Foto: Divulgação 

Com uma sonoridade única e pesada, as letras de suas músicas falam sobre a busca de soluções através da jornada pessoal, explorando em sua temática os sentimentos humanos como questões existenciais, reflexões sobre a vida e a busca por um propósito, levando o ouvinte a momentos intensos e reflexivos enquanto explora a dualidade entre a melancolia e a esperança em uma jornada de descoberta da complexa natureza hunana. Com uma versatilidade incrível a banda mistura diversos estilos e influências pessoais como o Nu Metal, Pop Punk, Metal Melódico, Hard Rock e o Metal Aternativo, influênciados por diversas bandas, buscando e explorando novas estilos e sonoridades.


Foto: Divulgação 

A banda passou por algumas mudanças em sua formação como as saídas da vocalista Alejandra Almendros em 2018, do guitarrista José Zamudio em 2021, que participou da composição do álbum, e a recente saída do baixista Javier Jerez em 2023. 


Foto: Divulgação 

Hale se juntou a banda em 2019 e Ale Vidal em 2022 participando do clipe de "No Way Out" ao qual teve a direção de filmagens e edição por Manuel García, e foi gravado durante uma apresentação no dia 5 de agosto de 2022 no motor club "Sombras del Desierto" ao qual dividiram os palcos com seus conterrâneos Melillienses da banda de Metal, Innato.




Em 19 de janeiro de 2018 eles lançaram seu primeiro single de estreia, "Now We Are The Ones", com Alejandra Almendros nos vocais, ao qual se encontra disponível apenas no site do Bandcamp.



Em 21 de dezembro de 2018 a banda lançou o seu primeiro EP "Falling From The Third Flor", também contando com Alejandra Almendros nos vocais e com um total de quatro faixas, sendo elas " The Mirage", "Freedom", "Blame" e "Save Me" que contou com a participação do cantor e rapper Yax.



Pouco depois do lançamento do EP e logo após Hale ter assumido os vocais no lugar de Alejandra Almendros, em agosto de 2019, entre as datas do dia 6 a 10, eles fizeram sua primeira mini tour pelo Reino Unido, passando pelas cidades de Londres, Brighton, Manchester, Nottingham e Leeds.


Foto: Divulgação 


Em 29 de outubro de 2020 eles lançaram o single acústico "Voices" nas plataformas digitais, marcando a primeira composição de Hale junto a banda.




A banda lançou o seu primeiro álbum intitulado "Pieces of the Red Line", em 22 de junho de 2022, produzido pelo renomado produtor espanhol Txosse Ruiz no Wheel Sound Studio em Barcelona e com mixagem e masterização por Victor Garcia no Ultramarinos Studio, possuíndo um total de 9 faixas e selo da própria produtora, Wheel Sound Studio. A arte de capa e ficou a cargo de Léon Pelares e a fotografia por Manuel García.


Em 4 de Setembro de 2022 a banda se apresentou ao vivo na rede local de televisão de Melilla, tocando na íntegra o seu LP Pieces of the Red Line. De lá prá cá a banda se apresentou em diversos lugares como em Madrid na Sala Silikona, El Perro Club me, Barracudas Rock Bar, Sala Siroco, em Granada na Sala Riff, em Malaga na Sala Velvet e em sua cidade natal de Melilla em alguns festivais locais.




A banda planeja lançar seu segundo LP ainda neste ano de 2026.


Foto: Divulgação 

"NPC (Non Playable Character)" abre o álbum com alguns dedilhados suaves de guitarra ao fundo que logo explode em uma leva pesada da bateria bastante demarcada no bumbo e no cymbal, seguidos por riffs e solos insanos de guitarra e um pesado groove de baixo, com destaque para o incrível vocal melódico de Hale. A música possui uma pegada bastante Metalcore com uma fusão do Pop Punk e do Nu Metal. Sua temática e letras brincam com o conceito dos "NPCs" (personagens não jogáveis) ao qual dentro de um jogo de vídeo game são aquelas personagens secundários que interagimos durante a aventura que nos dão  dicas durante o gameplay, mas que geralmente são todos iguais e repetem as mesmas frases scriptadas em determinados ocasiões, não diferentes da nossa realidade onde certas vezes nos sentimos e agimos como se fossemos um desses personagens, meio disconexos da nossa realidade, sem sermos o protagonista de nossa própria jornada, com rostos apagados em meio a multidão ao qual poucos nos reconhecem.


"No Way Out" possui um início bastante cadenciado com riffs duros de guitarra, uma bateria bastante demarcada e um baixo pesado. A música evolui da metade para o final de maneira crescente em uma pegada meio Pop Punk, com um ritmo pouco mais animado e brital, com alguns agudos suaves e um gutural em uma determinada parte com destaque para a melodia com uma letra motivacional que fala sobre a busca de uma luz no final do túnel quando parece que não temos uma saída, odiamos o silêncio em nossas mentes, onde tudo parece meio cinza e acaba sendo muito fácil nos culpar e apenas queremos ver o arco íris após a tempestade desejando que alguém nos jogue uma corda para nós tirar desse buraco.


"The Legends & The Lovers" possuí um ritmo alternado com partes calmas e reflexivas e momentos mais pesados e viscerais com riffs duros e insanos de guitarra, uma bateria brutal bem demarcada no bumbo e no cymbal, e um groove pesado de baixo, com destaque nos vocais melódicos, nos guturais insanos e nos back vocals. É uma música que explora bastante os sentimentos de dualidade escapismo, onde a realidade é um sonho brutal onde a morte é nossa única certeza, então devemos aproveitar a vida vivendo intensamente e priorizar o que realmente importa para nós pois as lendas e os amantes nunca morrem.


"The Great Enigma" abre em um ritmo visceral com levas e riffs duros de guitarra, um groove pesadíssimo do baixo com destaques para os insanos pedais duplos da bateria e para a interpretação da melodia com direto a um gutural insano no final da música e uma letra bastante introspectiva mergulhados en nossa conciencia buscando resolver o grande enigma de dentro pra fora de maneira metafórica ao qual tentamos alcançar as estrelas que estão caindo dos céus.


"Lost and Hopeless" é uma música mais tranquila e cadênciada com uma bateria com ritmo mais calmo com destaque no bumbo e no cymbal, com riffs melódicos de guitarra e um groove mais suave do baixo. A música contou com as colaborações de Alejandro Castellano mas lyrics e do produtor Txosse Ruiz nos backing vocals durante sua composição. Sua letra aborda sobre as mágoas que algumas palavras podem causar ficando presas em nossas mentes nos machucando por dentro, enquanto buscamos lutar pelo nosso futuro enquanto tentamos nos livrar de nossas cicatrizes afastando nossos medos internos, mesmo que nos sentimos perdidos e desesperançosos.


"Vultures" começa com riffs marcantes e eletrizantes de guitarra, uma bateria pesada bastante demarcada no bumbo e no cymbal, e um pesado groove de baixo.  No meio da música podemos ouvir ao fundo algumas notícias sobre alguns crimes, pandemia e a miséria causadas por un sistema falho casando perfeitamente com sua letra insana que expõe os abutres do sistema governamental que transformam a sociedade em uma engrenagem, nos roubando enquanto mentem para todos em meio a pobreze e miséria.


"Supernatural Environment" possuí uma introdução bastante eletrizante com riffs viscerais de guitarra uma, bateria insana bastante demarcada e um baixo pesado além do vocal incrível. Sua temática nos apresenta de maneira brutal um meio ambiente supernatural sufocate e claustrofóbico que transforma o oxigênio em ácido sulfúrico en meio a desordem, enquanto buscamos a confiança em alguém para encontrar um lugar seguro.


"Wanna Be Me?" abre em uma pegada bastante pesada com uma mistura de Hip Hop com elementos do Nu Metal e do Metalcore, com um baixo e bateria bastante pesados e demarcados e riffs duros e insanos de guitarra, a música possuí uma letra visceral que expõe de maneira insana e brutal o sentimento de inveja ao qual algumas pessoas possuem em querer ser parecidas ou melhores que as outras ultrapassando os limites da linha vermelha.


"Reckless J'Cat", faixa que encerra o disco de maneira brutal com chave de ouro com uma melodia mais cadênciada porém sem perder o ritmo, possuíndo uma bateria bastante demarcada no bumbo e no cymbal, com riffs duros e  marcantes de guitarra e um baixo pesado, além de um vocal incrível. Sua letra brinca com a expressão americana que dá nome a musica, ao qual seu significado é uma fusão das palavras "Reckless" que significa alguém imprudente e "J'Cat" ao qual é uma expressão utilizada para descrever um detento com transtornos mentais que agende maneira errática.


Considerações Finais 


A banda apresenta um trabalho primoroso e bastante técnico em seu álbum de estreia com a mistura de diversos elementos que vão desde o Metal Melódico, Nu Metal, Pop Punk e Hard Rock que combinan perfeitamente com suas temáticas criando uma atmosfera única em cada uma de sjas composições. Álbum mais que recomendo para os amantes do Metal Alternativo e que buscam conhecer novas bandas do gênero.

Pieces of the Red Line se encontra disponível em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer e também para compra no site do Band Camp e em mídia física diretamente com a banda através de suas redes sociais.


Links:

https://searchingoutsolutions.bandcamp.com/music


Siga a banda nas redes sociais para mais novidades :

https://www.instagram.com/sosbandesp?igsh=MTl1MGxqaW9tbmkzag==


Searching Out Solutions - Pieces of the Red Line 
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Selo: Wheel Sound Studio
Duração: 30 Minutos e 19 Segundos
Nº de Faixas:  9 Músicas


1 - NPC (Non Playable Character)
2 - No Way Out
3- The Legends & The Lovers
4 - The Great Enigma
5 - Lost and Hopeless
6 - Vultures
7 - Supernatural Environment
8 - Wanna Be Me?
9 - Reckless J'Cat


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Midgard lança novo EP "Echo Fractum"

Mirella Caramelo se junta a Blades of Steel após saída de Rafael Romanelli

Red Ravyn lança novo single "Stay"