Resenha: Carlos Castillo - Underdog

Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
24/10/2025



O renomado guitarrista, produtor e compositor espanhol, Carlos Castillo, lança hoje, nesta sexta feira dia 24 de outubro de 2025, o seu primeiro single de seu novo e aguardado álbum solo intitulado "Underdog", que irá sair em breve no dia 12 de dezembro de 2025 em todas as plataformas digitais, ao qual tive a honrar o privilégio de escutar e resenhar aqui em primeira mão.


Foto: Divulgação 

Carlos é co-fundador da banda de metal melódico progressivo Born in Exile de Barcelona na Espanha, ao qual trabalha juntamente com Kristina Vega (SerapiS Project, Cobra Spell) desde a formação da banda em 2012. Eles lançaram três álbuns de estudio, sendo o último lançamento o álbum "Major Arcana", lançado em setembro de 2023.

Ele também é professor de guitarra na Metal Academy School Of Music em Barcelona desde 2022.

Carlos possuí uma extensa carreira na música, se lançou no mercado em 2007 e desde então vem explorando diversos estilos musicais participando de vários projetos solos como compositor dentro e fora do metal, já trabalhou em projetos como o Artcangels juntamente com a soprano Marta Brucart e no Institut of Teatre ao qual participou da trilha sonora de alguns curtas metragem do cineasta Manolo Hernández.


Foto: Divulgação 


Em 2018 ele se apresentou no Palco do Rock Fest Barcelona, em uma performance para mais de cinco mil pessoas, dividindo os palcos com algumas lendas do metal como Ozzy Osbourne, Judas Priest, Scorpions e o Megadeth.

Desde 2021 ele tem trabalhado em alguns singles e covers de músicas de jogos de vídeo games com Joaco Luis (ex- Born in Exile, SerapiS Project) no qual eles tem um enorme público de ouvintes no Spotify, principalmente no Reino Unido e no Japão.

Suas inspirações vem de trilhas sonoras de game como "The Legend Of Zelda", "Xenoblade Chronicles", "Ori", "Octopath Traveler" e "Persona". Como produtor ele já trabalhou com diversas bandas de metal em Barcelona, ajudando nas composições, mixagem e diversos arranjos.


Foto: Divulgação 

Seu novo e aguardado álbum solo "Underdog" foi composto, produzido, mixado e masterizado de maneira independente, possui selo pela Squaredr0id e dez faixas, onde Carlos busca explorar de maneira emocional e sentimental o conceito de uma pessoa considerada um azarão, que tem uma pequena chance de mudar de vida, mas que está sempre atrás de alguém, sendo visto como um potencial perdedor, mas que sempre busca ir atrás de seus objetivos, sempre seguindo em frente sem desistir.

O álbum surgiu de um projeto que não deu muito certo ao qual sua composição e gravação se dividiram de sua idéia principal mas que no fim mudaram e se envolveram sem perder sua essência que já estava ali desde de o principio.

"Underdog " é a faixa homônima que abre o disco com poderosos riffs de guitarra, acompanhado por um belíssimo groove de baixo e uma bateria bastante demarcada no cymbal. Os destaques ficam para os solos hipinotizantes de guitarra em escala pentatônica. A música transmite bem aquela vibe de filmes dos anos 80 onde um "azarão" acaba tendo algum tipo de sorte na vida e nos negócios. Podemos sentir essa sensações através das nuances crescentes da melodia que mudam constantemente com alguns momentos de calmaria e tensão.


Confira abaixo o novo single "Underdog" na íntegra:



"Weaker Party" começa com uma vibe meio investigativa, com riffs e dedilhados de guitarra que crescem em solos em escala incríveis no meio da música e com arpejos bastante harmônicos, acompanhados por um pesado groove de baixo e uma bateria bastante demarcada, o destaque fica a cargo do belíssimo dueto de guitarra entre Carlos e Joaco. A música transmiste a sensação de negociações, em uma barganha disputando poder e informações.

"Loser" passa bem aquela sensação de um perdedor tentando se reerguer. A música possui um groove pesado de baixo e uma bateria mais cadenciada, o destaque fica com os riffs e solos hipnotizantes de guitarra que aí longo da música transmiste a sensação de nunca desistir dos seus objetivos, buscando sempre seguir em frente.

"Helpless" assim como o próprio título é uma música que traz um sentimento constante de esperança. É uma música que começa de maneira bastante cadenciada com riffs duros e dedilhados de guitarra acompanhados de uma bateria bastante cadenciada e um baixo pesado, tendo incríveis solos em escala como destaque.

"Outsider" trás uma sonoridade incrível e um sentimento de explorar o desconhecido através da ótica de uma pessoa que não pertence aquele lugar. É uma música bastante suave e bem cadenciada com riffs e dedilhados de de guitarra bastante calmos, possui uma bateria bastante demarcada e um gostoso groove de baixo, destaque fica para o acompanhamento harmonioso de teclado e os incríveis solos de guitarra em escala.

"Scapegoat" é uma música bastante sentimental ao qual transmite a sensações de uma pessoa que se culpa por seus erros e falhas, mas que busca se redimir. A música possui momentos altos e baixos com destaque para os solos hipinotizantes de guitarra. A música possuí um acompanhamento de bateria bastante cadenciada e um groove de baixo bem demarcado.

"Colateral Damage" outra canção onde Joaco participa em um belíssimo dueto junto a Carlos.  É uma música com uma bateria bastante cadenciada e um poderoso groove de baixo, com destaque nos arpejos harmônicos e solos em escala pentatônicas das guitarras que ressoam em um dueto incrível que transmite a sensação de um verdadeiro efeito colateral.

"Prey" nos transmite a sensação de uma presa que se sente acuada em relação aos seus predadores que a observam. É uma música suave bastante cadenciada, com um groove pesado de baixo, riffs marcantes de guitarra com destaque nos solos que soam bastante melancólicos.

"Nameless" possuí uma vibe bastante calma e tranquila nos transmitido a sensação do desconhecido através das frases suaves dos riffs e solos de guitarra. A música possuí um acompanhamento de bateria bastante cadenciada e um gostoso groove de baixo.

"Murderee" fecha o disco com chave de ouro, com destaque para os incríveis solos de guitarra , um pesado groove de baixo e uma bateria bastante demarcada. A música passa uma vibe investigativa com momentos e sensações de altos e baixos, onde existem pessoas que são consideiradas uma potencial vítima.


Conclusão Final


Underdog é um álbum bastante sentimental ao qual explora através de sua sonoridade incrível as sensações e sentimentos dentro do conceito de estar constantemente subindo uma ladeira, indo atrás do seus objetivos, sempre seguindo em frente mesmo sendo visto como um azarão ou perdedor que está sempre um passo atrás de outras pessoas.

Carlos nos presenteia com um álbum sensacional, com um trabalho técnico bastante impecável, bastante recomendado para os amantes de Metal Fusion com uma incrível mistura entre o Rock, o Progressivo, com uma leve pitada de Metal e Funk. É um álbum que possui alma, que nos preenche e nos deixa com um sentimento de plena felicidade. Carlos busca se conectar com seus ouvintes nos oferecendo atraves de seu belíssimo trabalho junto com seu amigo Joaco, que também possuí grande criatividade, um talento incrível e uma capacidade sensacional de compreender a música em sua essência total, algo bastante emocional e sentimental através de suas composiçōes e melodias. Para Carlos o maior sentido da vida é fazer aquilo que ele mais gosta: compor música.

O álbum se encontrará disponivel em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer a partir do dia 12 de dezembro de 2025


Siga Carlos Castillo nas redes sociais para mais novidades:

https://www.instagram.com/carlos_bie?igsh=MWNzcDRvd2pubWgw


Carlos Castillo - Underdog 
Selo: Squaredr0id
Data de Lançamento: 12 de Dezembro de 2025
Número de Faixas: 10 Músicas
Duração: 30 min. aproximadamente 

1- Underdog 
2- Weaker Party (ft. Joaco Luis)
3- Loser
4- Helpless 
5- Outsider
6- Scapegoat
7- Colateral Damage (ft. Joaco Luis)
8- Prey
9- Nameless 
10- Murderee


Comentários

  1. Parabéns Guilherme, uma das matérias mais completas e informativas que você já fez, excelente seu trabalho guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alê! Obrigado pelas sua palavras meu amigo! Seus vídeos do seu canal também são bastante informativos irmão! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Roxana "Roxy" Herrera deixa a Cobra Spell

Midgard lança novo EP "Echo Fractum"

Resenha: Rorschach.inc - Villan