Resenha: Marenna -Ten Years After

Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
15/05/2025



Em 30 de setembro de 2024 a banda gaúcha de Hard Rock e AOR, Marenna nos presenteou com um dos melhores live álbums dos últimos anos, o "Ten Years After", lançado sob o selo da Classic Metal, contando com um repertório total de 12 faixas, sendo dez delas gravadas ao vivo durante os shows da "The Voyager Tour 2023" e duas exclusivas de estúdio, "How Long" e a "Rurnaround",  celebrando seus dez anos de carreira.

Formada em 2014, a banda conta atualmente com Rodrigo "Rod" Marenna no vocal, Edu Lersch na guitarra, Bife no baixo, Arthur Schavinski na bateria e Luks Diesel nos teclados.


Foto: Divulgação 

Suas principais influências vem de bandas como o Whitesnake, Journey, Dokken, Bon Jovi, H.E.A.T, Danger Danger, Winger e Warrant.

A banda já abriu pra grandes nomes da cena internacional, os mais recentes foram Eric Martin (Mr.Big) em Porto Alegre no teatro Unisinos, Geof Tate (ex - Queensryche) em São Paulo no Tokyo Marine Hall e para o Scorpions no estádio Gigantinho também em Porto Alegre.


O álbum foi produzido, mixado e masterizado por Jonas Godoy no Estúdio Linha Sonora, localizado em Caxias do Sul/RS. Jonas já havia trabalhado anteriormente com o Marenna nos álbums anteriores.

Jonas ficou a cargo da gravação, de maneira remota, dos vocais das duas faixas inéditas, enquanto a gravação do baixo e da bateria ficaram a cargo de Thiago Caurio no Black Stork Studios, em Porto Alegre. Os demais instrumentos foram gravados no home studio da própria banda, tendo a produção, mixagem e masterização conduzidas de forma integral por Henrique Canalle a distância, através de seu estúdio em São Paulo. Ele cuidou desde a pré-produção até a finalização pós-produção. 

Henrique é bastante renomado no mercado brasileiro por já ter trabalhado com gigantes da cena como Jeff Scott Soto, Eric Martin e Marc Martel. A arte de capa foi assinada pelo renomado João Duarte.

Rod Marenna possuí uma extensa carreira sólida na música com mais de trinta anos de carreira como frontman, sendo dez deles liderando o Marenna. 

De lá pra cá a banda lançou dois EPs, um álbum ao vivo pela Sony Music e dois álbuns de estúdio sendo o último, "Voyager" , lançado em 30 de setembro de 2022 sob o selo dinamarquês da Lions Pride. O álbum foi finalista do prestigiado Sweden Rock Festival.


Foto: Divulgação

Recentemente a banda fez uma tour na Europa em novembro de 2024, passando por países como a França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Suiça e Inglaterra entre as datas dos dias 07 a 16 com booking, produção e agenciamento pela Som do Darma. 


Foto: Divulgação

A banda também abriu para o Fábio Lione na Epic Tales Tour 2025, no dia 02 de fevereiro de 2025 no Vip Station em São Paulo, sob agênciamento da Caveira Velha Produções e da Underground Produções.

Rod Marenna também cantou junto com o Amazing e o lendário baixista Marco Mendoza (Journey, Whitesnake, Blue Murder, Thin Lizzy) no dia 07 de fevereiro na House of Legends em São Paulo, no show da "Hard Rock Night" também produzido pela Som do Darma em Parceria com o Caveira Velha Produções.


Foto: Divulgação 

No dia 06 de março de 2025 a banda lançou em seu canal do YouTube o vídeo clipe da música "Runaround".

A banda está confirmada para abrir para o lendário Glenn Hughes em sua tour de despedida, a "The Chosen Years", em Porto Alegre no dia 11 de novembro de 2025 e em Curitiba no dia 18 de novembro de 2025.


Foto: Divulgação 

A faixa de abertura "Voyager", faixa homônima do álbum de estúdio de 2022, possuí uma introdução que lembra muito a série "Jornada nas Estrelas" com uma atmosfera que remete bem a uma viagem espacial e uma pegada das músicas  do Journey. Destaque para os incríveis solos hipinotizantes de guitarra, a bateria bastante demarcada no bumbo e no cymbal, o peso do baixo, sem contar com o maravilhoso trabalho bastante harmonioso dos teclados e sintetizadores e o incrivel vocal de Rod Marenna. É uma música fenomenal com uma pegada bastante Hard Rock.


"Never Surrender" abre em uma pedrada começando com incríveis riffs e solos de guitarra, um gostoso groove do baixo, uma bateria bastante cadenciada e teclados bastante harmoniosos. Destaque para a incrível interpretação vocal de Rod Marenna. Música bastante Hard Rock, sua letra fala sobre lutar sem nunca desistir, seguindo os seus sonhos.


"Pieces of Tomorrow" possuí arranjos incríveis e harmonioso de teclados, uma bateria bastante cadenciada, um baixo bastante demarcado com destaque para os solos e riffs hipinotizantes de guitarra. A música tem uma pegada que lembra algumas canções Whitsnake e do Bon Jovi.


"You Need to Believe" é uma música que bebe bastante das baladas do Bon Jovi, tem uma músicalidade bastante dançante com destaque para o excelente vocal de Rod Marenna, solos harmoniosos de teclado, um incrível groove de baixo, com solos insanos de guitarra.


"Wait" abre com arranjos incríveis de teclado e uma bateria bastante demarcada, com destaque para os refrãos bastante animados e dançantes com uma vibe que lembra bastante as canções do Dokken.


"Out of Line" possuí uma intro com pesados riffs de guitarra e arranjos harmonia de teclado, com uma bateria bastante desmarca no bumbo e no cymbal, além do vocal incrível. É uma música bastante cadênciada com uma pegada mais voltada ao AOR.


"Breaking Chains" possuí uma intro com uma atmosfera misteriosa que se rompe em uma pedrada com os insanos solos e riffs de guitarra e os hipnotizantes arranjos de teclado e sintetizadores, além do incrível e poderoso vocal e da bateria bastante demarcada, como se fossem correntes se rompendo. O destaque fica a cargo do pesado  groove de baixo.


"Getting Higher" é outra balada bastante inspirada no Bon Jovi com uma pegada mais AOR, com um poderoso refrão que nos leva ao topo dos céus, com destaque nos belíssimos arranjos de teclado, uma bateria bastante cadenciada no cymbal e no bumbo, com riffs duros de guitarra e um bom groove de acompanhamento do baixo.


"Too Young to Die" é uma música mais cadenciada com um pesado groove de baixo e riffs duros de guitarra, com destaque para o acompanhamento dos teclados, uma bateria bem demarcada, o incrível vocal e solos hipinotizantes de guitarra.


"Had Enough" é a ultima faixa ao vivo do album, com uma pegada bastante Hard Rock, possuí incríveis riffs e solos de guitarra, uma bateria bastante demarcada, um belo acompanhamento de teclado e uma vibe bastante energética e dançante e refrãos incríveis.


"How Long" primeira faixa extra do álbum, gravada em estúdio, é uma música bastante cadenciada com uma pegada mais AOR, possuí incríveis arranjos de teclado e sintetizadores, com pesados riffs de guitarra e uma bateria bastante cadenciada. Destaque fica para os hipnotizantes solos em escala de guitarra e o insano vocal de Rod Marenna. A música encerra como se fosse um playback transmitida em uma rádio.


"Runaround" última faixa do disco, a segunda música extra gravada em estúdio. É uma música incrível com uma pegada bastante Hard Rock, com insanos solos e riffs the guitarra, um belo groove de baixo, uma bateria bastante demarcado junto do incrível vocal de Rod Marenna e o belíssimo acompanhamento dos teclados. A faixa encerra o disco com chave de ouro e maestria, é praticamente cereja do bolo.


Considerações Finais 


A consagrada banda apresenta aqui um material bastante técnico, com uma qualidade inigualável e uma sonoridade absurdamente incrível, tanto nas faixas ao vivo quanto nas exclusivas, recheado dos seus grandes sucesso nestes dez anos de existência, com o melhor do AOR e do Hard Rock. Banda mais que recomendada pra quem curte e ama bandas do mesmo segmento como Bon Jovi, Whitesnake, Journey e H.E.A.T. 

O álbum se encontra disponível em todas as plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer e também possui mídia física para compra.


Confira abaixo o clipe de "Rurnaround" na íntegra:



Siga a banda nas redes sociais para mais novidades:

https://www.instagram.com/marennaofficial?igsh=cmcxMzJlcmozMTFl


Marenna - Ten Years After (Live)

Data de Lançamento: 30 de setembro de 2024

Selo: Classic Metal

Número de Faixas: 12 Músicas 

Duração: 55 Minutos 


1- Voyager

2- Never Surrender

3- Pieces of Tomorrow 

4- You Need to Believe 

5- Wait

6- Out of Line

7- Breaking Chains

8- Getting Higher

9- Too Young to Die

10- Had Enough

11- How Long

12- Runaround 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Midgard - Verdugos

Roxana "Roxy" Herrera deixa a Cobra Spell

Midgard lança novo EP "Echo Fractum"