Resenha: Sub Rosa - AniGma
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
18/03/2025
Banda mineira de Prog Rock, Sub Rosa, formada atualmente por Bárbara Laranjeira (voz, bateria e teclados), Reinaldo José (voz e baixo), Rudolf Pinto (guitarras, violão e voz) e Rómulo César (bateria, voz, teclados e violão) lançou em 11 de dezembro de 2024 seu terceiro álbum conceitual de estúdio, intitulado "AniGma", contando com 14 faixas e selo Independente, gravados no estúdio Áudio Track, onde foi produzido o primeiro trabalho da banda e com arte de capa assinada novamente por Marina Nunes Marques, cocriadora do Tarot Sub Rosa e parceira da banda desde o álbum anterior, a ópera-rock "11:11" de 2021.
Com letras que buscam entregar filosofia acessível a todos, a banda de Rock Progressivo, aborda em seu novo disco a busca por sentido à vida humana.
Sub Rosa é uma expressão latina que significa "debaixo da rosa" no qual sugere a ideia de confidencialidade ou segredo. ao qual remete a mitologia grega quando Afrodite entregou uma rosa ao seu filho Eros, deus do amor, que consequentemente entregou a para o deus do silêncio, Harpócrates, ao qual criou um encantamento para que os segredos da deusa nunca fossem revelados. A prática foi muito difundida na idade média, onde nas salas de reuniões, uma rosa era suspensa no teto, comprometendo os presentes em baixo da rosa, que mantivessem sigilo absoluto sobre tudo o que ali ocorresse.
Banda formada em 2006, possuí grande inspiração em grandes nomes de diversos gêneros que vão do Rock Progressivo, passando pelo Blues, Rock Clássico, Pop Rock Brasileiro e o 14 Bis bebendo da fonte de bandas e artistas como o escritor Paulo Coelho , John Lennon, Pink Floyd, The Beatles, Raul Seixas, Marilion e Casa das Máquinas, com uma sonoridade que lembra outras bandas de Rock Progressivo como o Eloy, Reinaissance e o Nektar.
Seu álbum de estréia, "The Gigsaw", lançado em 2009 vendeu mais de 15 mil cópias ao redor do mundo.
"Vision and the Voice" abre o álbum com uma calmaria, com belos solos de guitarras, um groove cativante do contrabaixo e um vocal angelical, com destaque nos arranjos de teclado e uma bateria bastante cadênciada nos convidando para uma jornada com um chamado, na busca pelo sentido da vida.
"The People Who Choose Not to Live" possuí destaque nos dedilhados de guitarra e nos arranjos de sintetizadores, com uma bateria bastante demarcada. A música em si é uma balada bastante cadenciada com uma letra que explora um tema provocador.
"The Emperor's Old Clothes" é uma música bastante calma com destaque nos arranjos de guitarra e teclados, com um belo dueto de vozes de Reinaldo José e Bárbara Laranjeira. Sua temática fala sobre a busca de um lugar pacífico para viver enquanto somos dominados pelo medo e vivemos acuados.
"Hades Atma" começa com dedilhados de violão e um belo arranjo de sintetizador com destaque nos vocais melancólicos e com uma bateria bastante demarcada no cymbal e no cowbell no meio da musica, sua letra explora o tema do luto.
"Tomorrows and Yesterdays" música bastante alegre com cativantes arranjo de teclados e sintetizadores e riffs melancólicos de guitarra em um rock bastante despretensioso, trazendo novamente um belo dueto de vozes, sua letra traz alguns questionamentos a respeito do nosso jeito de viver, enquanto o universo já planejou o nosso destino desde o começo.
"The Silent" inicia com arranjos melancólicos de teclado e dedilhados de guitarra, e um vocal angelical, é uma música bastante cadenciada com momentos calmos e agitados, com um clima de terror psicológico. Sua letra explora o tema da solidão.
"Darla" possuí uma levada bastante cativante com destaque no belo dueto de vocais, nos belos arranjos de teclados e um groove bastante gostoso do baixo. Música apaixonante ao qual o sujeito em sua letra busca entender os sentimentos e anseios de sua amada Darla.
"Sandgarden" possuí uma pegada mais progressiva com mudanças de tom durante a música, com destaque nos belos trabalhos de sintetizadores, uma bateria bastante demarcada, com belos solos de guitarra que lembra muito o blues em determinadas partes explorando em sua letra frustrações, vergonha e culpa.
"Ten Seconds to Tragedy" música bastante cadênciada com uma estética mais progressiva e psicodélica, explora em sua letra o sentimento de culpa e vergonha constante, e a sensação de viver perdido por conta de uma distração enquanto buscava a aprovação alheia.
"AniGma" faixa homônima do álbum, possuí uma leva acústica do violão com arranjos harmoniosos de teclado. Segundo o baixista Reinaldo José, AniGma é um trocadilho ao qual reflete a tendência humana na busca por significados misteriosos para a vida.
"I'll Aways Be There for You" possui uma estética de balada dos anos 60, música bastante alegre e cativante. É um recado de que indiferente das nossas escolhas, teremos alguém ao nosso lado.
"Under the Rose (Upon the Cross)" música bastante cadenciada com estética progressiva, com destaque na bateria lenta e nos arranjos de teclado, com solos harmoniosos de guitarra e sintetizadores psicodélicos no meio da música. Sua temática assim como a expressão sugere, exploram os segredos em meios as votos de confidencialidade de um casal.
"The Simplest Love of All Time" música bastante calma e cadenciada com um belo dueto nos vocais, trazendo novamente uma levada acústica do violão e arranjos harmoniosos de teclado e sintetizadores. Sua letra explora a simples forma do amor.
"True Self" encerra o álbum em uma música bastante calma e cadenciada com destaque na bateria bastante demarcada, com solo suave de guitarra e arranjos de harmonosos de sintetizadores. Sua letra por fim, fala do final da jornada onde as respostas para o sentido da vida foram respondidas enquanto retornamos para onde tudo começou, revelando o verdadeiro eu.
Considerações Finais
A banda entrega em seu novo trabalho de estúdio uma experiência única executada com maestria e técnica com uma sonoridade impecável, que faz viajar e refletir sobre os temas propostos em suas letras. É um deleite para os amantes do Rock Progressivo.
Recentemente a banda também lançou no YouTube seu filme concerto "KriTherion" produzido pela Alter Filmes, inspirado em outras grandes obras do Rock como "Live at Pompeii" e "The Song Remains the Same".
Sub Rosa - AniGma
Data de Lançamento: 11 de dezembro de 2024
Selo: Independente
Duração: 1 Hora
Nº de Faixas: 14 Músicas
1- Vision and the Voice
2- People Who Choose Not to Live
3- The Emperor's Old Clothes
4- Hades Atma
5- Tomorrows and Yesterdays
6- The Silent
7- Darla
8- Sandgarden
9- Ten Seconds to Tragedy
10- AniGma
11- I'll Aways Be There for You
12- Under the Rose (Upon the Cross)
13- The Simplest Love of All Time
14- True Self
Links:
https://open.spotify.com/album/495QiC9V6r4iv0fVQtuNyp?si=tAbM8n22QAuzT3vF0R1p7Q
Comentários
Postar um comentário