X-Japan: a trajetória da maior banda de Rock do Japão
Por: Guilherme Formaggio
Taboão da Serra - SP
22/09/2024
Os anos 80 foi dominado pela invasão britânica da NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico) o que instigou o surgimento de vários estilos como o Hard Rock, O Trash Metal, o Speed Metal, o AOR, o Glam Rock, o Hair Metal, o Heavy Metal, dentre vários outros estilos...
Embalados nesses diversos estilos, várias bandas de Metal surgiram na terra do sol nascente, e uma delas chamou a atenção por ser a primeira banda Japonesa iniciar um dos primeiros movimento do J-Rock, o Visual Kei.
Formada em 1982 na cidade de Tateyama em Chiba, no Japão, por Yoshiki Hayashi (Bateria/Piano), Toshimitsu "Toshi" Deyama (Vocal), Hideto "Hide" Matsumoto (Guitarra), Tomoaki "Pata" Ishizuka (Guitarra) e Taiji Sawada (Baixo), o X-Japan foi a primeira banda japonesa a alcançar o mainstream com um selo independente, a Extasy Records.
De Início a banda possuía uma identide visual que ía contra os costumes culturais do Japão, muitas vezes visto como uma quebra de padrões sócio culturais, sendo visto como um padrão que incitava os jovens a rebeldia e a delinquência juvenil na época, fazendo com que no começo a banda fosse evitada de ser entrevistada em rede nacional, causando na sociedade japonesa o que o Slogan da banda queria causar, um "Crime de Violência Psicodélica por Choque Visual".
O visual da banda no início era inspirado no Teatro Kabuki, Hair Metal, e no Glam Rock, como o Kiss e o David Bowie, o qual os integrantes possuíam "Mega Hair" e maquiagem pesada com olhos delineados, e roupas como sobretudo e calças de couro...
Os estilos musicais da banda são variados e evoluíram ao longo da carreira, possuindo em sua essência uma mistura de elementos de Speed Metal, Power Metal, Rock Progressivo e Baladas Dramáticas com elementos sinfônicos pesados.
De 1982 a 1997 a banda lançou cinco álbuns sendo eles o "Vanishing Vision" (1988), "Blue Blood" (1989), "Jealousy"(1991), "Art of Life" (1993), "Dahlia" (1996).
De lá pra cá a banda sofreu mudanças em sua formação, uma delas foi a saída do Taiji Sawada em 1992 por divergências musicais, fazendo com que a banda contratasse um novo baixista na época, Hiroshi "Heath" Morie, o qual ficou definitivo na banda desde sua entrada em 1992 até sua morte recentemente em novembro de 2023. Durante esse tempo, Taiji fez parte do Loudness como Baixista e Back Vocals entre 1992 e 1993.
Em 31 de Dezembro 1997, a banda realizou seu último show no Tokyo Dome, após o anúncio da saída do vocalista Toshi no ano anterior. A banda havia entrado em hiato e. tinha planos de retornar nos anos 2000 com Hide nos vocais, porém no dia 02 de maio de 1998, o músico foi encontrado morto em seu apartamento. Sua morte permanece um mistério até os dias atuais, pois há teorias de que ele possa ter sido assassinado, porém a polícia local declarou o caso como suicídio. Sua morte parou o Japão, fãs e integrantes de várias bandas fizeram um cortejo fúnebre, Yoshiki fez um pequeno discurso com carta aberta ao público na época e a banda tocou em homenagem a Hide a balada "Forever Love". Essa tragédia marcou profundamente Yoshiki.
Em 22 de outubro de 2007 a banda retornou gravando o single I.V. para o filme Jogos Mortais IV, ao qual tiveram sua primeira aparição depois de uma década no telhado do Shopping Center Aqua City na cidade de Odaiba em Tokyo. O local serviu para a gravação do clipe da nova música.
Em 2009 o novo guitarrista Yasuhiro "Sugizo" Sugihara do Luna Sea, se juntou a banda, porém Hide continuou sendo um "membro eterno".
Em 2011 a banda fez sua primeira World Tour, ao qual fez sua passagem no Brasil, tocando em São Paulo no dia 11 de Setembro de 2011 no antigo HSBC (atual Tokyo Marine Hall).
Em julho do mesmo ano, após causar um tumulto em vôo para os Estados Unidos, o ex- baixista, Sawada Taiji, foi preso pelas autoridades locais e durante a sua prisão ele foi encontrado inconsciente na cela, enforcado com o próprio lençol. em 17 de Julho foi decretado sua morte cerebral após a decisão de sua mãe e sua noiva decidirem desligar os aparelhos. Taiji faleceu em Saipan, nas Ilhas Maldivas do Norte.
Entre os anos de 2012 a 2018 o X-Japan lançou mais três singles, sendo eles "Scarlet Love Song", "Jade", "La Venus" e " Born To Be Free". Desde o retorno da banda, os fãs aguardam o lançamento do sexto álbum, porém o mesmo acabou sendo adiado várias vezes por conta de diversos motivos incluindo a pandemia.
Em Janeiro de 2016 a banda ganhou um documentário biográfico chamado "We Are X", ao qual foi dirigido por Stephen Kijaki, que conta desde a infância traumatica do líder e co-fundador da banda, Yoshiki Hayashi, sua carreira musical e a trajetória da banda até os dias atuais. O documentário está disponível no catálogo do Prime Vídeo (apenas nos EUA) e possui versão em mídia física em DVD e Blu-ray.
A banda se apresentou no festival do Coachella na Califórnia em abril de 2018, ao qual teve a participação de Marilyn Manson cantando Sweet Dreams como convidado da banda.
O último show da banda ocorreu em Chiba no Makuhari Messe em 30 de Setembro de 2018.
Após 8 anos do último single e quase 27 anos do último álbum, em 28 de Julho 2023, a banda lanço seu novo single "Angel".
Em 29 de outubro de 2023, o baixista Hiroshi "Heath" Morie, faleceu devido ao um câncer de colorretal em estágio avançado. O funeral foi realizado apenas entre os familiares. Yoshiki chegou a cancelar sua apresentação no 37⁰ Award of Honour em São Francisco para retornar ao Japão com máxima de urgência após receber a notícia. Desde então a banda tem planos de realizar um show futuro em memória de Heath a pedido do próprio músico.
A trajetória da banda foi marcada por tragédias e infortúnios, sendo considerada pelo jornal The Times como "A banda mais azarada do mundo", mas isso não impediu banda de alcançar o sucesso se tornando uma das principais bandas de rock japonês o qual influência até os dias atuais novos músicos e bandas com a energia e a melancolia de suas canções, segundo o próprio Gene Simmons (Kiss), amigo pessoal do Yoshiki - "Se os membros do X-Japan nascessem na América ou na Inglaterra e cantassem em Inglês, eles poderiam ser a maior banda do mundo".
Deixo aqui, como recomendação, um Top 10 de músicas para conhecer melhor a Banda:
1 - Rusty Nail
2 - Silent Jealousy
3 - Week End
4 - Kurenai
5 - X
6 - Blue Blood
7 - Endless Rain
8 - Forever Love
9 - Unfinished
10 - Rose of Pain
Playlist Músicas Recomendadas:
https://open.spotify.com/playlist/3DScNxZHyTiTLRdLq2fDgH?si=a1cR-rkSQUyvCPS5E754Ow&pi=yJozEScgTcOSK
Bônus:
Art of Life (1993)
Lançado em 25 de Agosto de 1993 sob o selo da Atlantic Records, é considerado como um álbum, contendo apenas a música título escrita e composta por Yoshiki totalmente em inglês com a participação da Orquestra Filarmônica Real de Londres. Sua duração é de 29 min.
Link do Album:
https://youtu.be/0eqmkgSeYjI?si=2peosPlkz-Q5V1Ru
Álbum mais Recomendado:
X- Japan - Blue Blood
Data de Lançamento - 1 de Janeiro de 1989
Selo: CBS Sony
Duração: 1h e 5min
Nº de Faixas: 12
https://open.spotify.com/album/3QNWqHNcaQMHt3PlpEZnHF?si=iVR-ylSET82_Nf_OwmRQBQ
links:
Spotify:
https://open.spotify.com/artist/4VrqQQy6X0hlMtqY5gp6Wx?si=d3YyjQ-HQtmdFiWB2WyWoQ
Documentário - We are X (2016)
* Sem Legendas em Português
https://youtu.be/sDkC8E7Rny0?si=zvmYFfvp7M45EpxI
La Venus:
https://youtu.be/68OQMiojuM4?si=SEbZmXFFxOqVdfuO
Site Oficial da Banda:
http://www.xjapan.com/index.html
Aqui é o Alexandre do canal Ale Metal Pesado, parabéns Guilherme, vc dedica tempo, conhecimento, faz um lindo trabalho, rico em informações detalhadas ponto a ponto, não vai demorar para estar em um importante meio de comunicação, quero sempre estar informado de tudo o que escrever, e vou ouvir essa banda japonesa que só conhecia de nome, parabéns Headbanger.
ResponderExcluir